Ômega 3 para mulher | Novidades 2019

| | , , ,

Os benefícios do ômega 3 para a saúde são inúmeros, mas sabia que existem benefícios específicos para a saúde da mulher?

Veja aqui nesse texto as novas descobertas científicas de 2019 desse suplemento, específicamente para a saúde da mulher. 

Saiba quais são os benefícios do ômega 3 para: gestantes, mulheres adultas e idosas de acordo as novidades do mundo científico para nós. 

Ômega 3 durante a gestação ajuda a evitar comportamentos negativos no bebê

Durante o período da gestação, assim como para a grande maioria das mulheres, é comum níveis inadequados de ômega 3 no organismo. Pois além do consumo de alimentos fontes já serem pouco populares independente do período, é comum a recomendação de evitar o consumo de frutos do mar. 

Mas em um estudo publicado agora, outubro de 2019, por neurocientistas americanos em uma das 10 revistas científicas mais importantes do mundo, eles afirmam que:

“níveis baixos de ômega 3 influenciam diretamente no comportamento dos bebês.” 

Esse estudo fez um tipo de avaliação do comportamento entre mãe e filho. Dentre esses comportamentos, descobriram relação direta tanto para EPA quanto para o DHA, que são os dois principais tipos de gordura classificados como ômega 3.

Veja agora quais são essas relações:

  • DHA e EPA baixos: Maior sofrimento psicológico, os bebês demonstraram tristeza, medo e expressões negativas.

Portanto, níveis adequados durante a gestação e o período inicial da infância podem ser fundamentais para o desenvolvimento saúdavel. Além do adequado desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso, o ômega 3 é relacionado a crianças que expressão menos emoções negativas, como choro, medo e expressões negativas. 

Ômega 3 mulher

Um estudo ainda mais recente aborda a relação entre o ômega 3 e a saúde reprodutiva da mulher. Esse estudo foi publicado dia 16 de outubro de 2019 por médicos e pesquisadores de diferentes universidades americanas após realizar uma pesquisa com animais.

A novidade é que, esse estudo abre portas para a hipótese de que a suplementação de ômega 3 ajuda mulheres adultas a terem uma boa saúde ginecológica.

Por exemplo, nesse estudo, após 10 semanas de suplementação com ômega 3, os animais que estavam com problemas ginecológicos, como alterações hormonais e ciclos ovarianos desrregulados, conseguiram reverter esse quadro quase em 100% graças a suplementação. 

Ou seja, problemas comuns de toda mulher, como essas alterações, clicos menstruais, e até mesmo óvario policístico podem ser beneficiados com a suplementação de ômega 3. Mas além de serem estudos iniciais, o ideal é consultar seu médico e nutricionista para adequada avaliação.  

Ômega 3 para idosas

Na terceira idade é comum que a mobilidade esteja prejudicada, e isso não é novidade e os motivos são inúmeros, seja por problemas físicos ou pela saúde mental. Mas a novidade vem com um estudo publicado em uma revista especializada em gorduras boas, como o ômega 3, por pesquisadores ingleses esse ano.

Nesse estudo, eles compararam mulheres acima de 60 anos, com problemas de mobilidade e sem problema de modalidade, com e sem a suplementação de ômega 3.

Aquelas mulheres que realizaram exercícios físicos por 12 semanas junto a suplementação de ômega 3 conseguiram resultados ainda melhores do que todas as outras mulheres. Como resultado, viram que essas mulheres tiveram mais qualidade de vida, mobilidade e menos quadros de declínio cognitivo. 

Crianças, gestantes, adultas ou idosas, cada vez mais o ômega 3 mostra benefícios para a saúde da mulher. Mas apesar de todos esses benefícios, lembre-se, é fundamental avaliação nutricional e médica para adequar o consumo de acordo com as suas necessidades. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências:

GUSTAFSSON, Hanna C. et al. Increased Maternal Prenatal Adiposity, Inflammation, and Lower Omega-3 Fatty Acid Levels Influence Child Negative Affect. Frontiers in Neuroscience, v. 13, 2019.

HOHOS, Natalie M. et al. High-fat diet-induced dysregulation of ovarian gene expression is restored with chronic Omega-3 fatty acid supplementation. Molecular and Cellular Endocrinology, p. 110615, 2019.

FAIRBAIRN, Paul et al. Combining a high DHA multi-nutrient supplement with aerobic exercise: Protocol for a randomised controlled study assessing mobility and cognitive function in older women. Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, v. 143, p. 21-30, 2019.

 
Anterior

Como fazer exercício em casa? | Veja dicas para cuidar da saúde

Conheça o melhor colágeno para a pele do rosto

Próximo

Deixe um comentário