Ter um bom relacionamento com o paciente é tão importante quanto a qualidade do cardápio que se entrega para ele. Afinal, estabelecer uma proximidade saudável com as pessoas que adquirem seus serviços é a melhor forma de garantir o sucesso de cada um deles durante o ciclo da intervenção nutricional.

Demonstrar para o seu paciente que ele é importante e que você está acompanhando de perto tudo o que está ligado ao seu negócio é uma forma de conquistá-lo. E após essa conquista, fica muito mais fácil fazer a fidelização, garantindo um bom tempo de relacionamento entre vocês. 

Neste post, vamos mostrar algumas dicas de como você pode estabelecer um bom relacionamento com o paciente. Confira! 

Conheça o seu paciente

Conhecer seus pacientes significa tratá-los de maneiras diferentes, conhecendo seus hobbies, para onde gostam de viajar, como se divertem com seus filhos e outras informações úteis para gerar assunto. 

O marketing de experiência é um exemplo de como você pode conhecer seus pacientes, encontrando um interesse deles que facilite a adesão do cardápio ou mudanças no estilo de vida que você quiser orientar. 

Além de gerar assunto, você também cria um relacionamento amigável com as pessoas que buscam os seus serviços, ganhando ainda mais a confiança do paciente. 

Seja empático nas suas relações 

Podemos dizer que essa é uma das dicas mais simples, mas pouco praticadas dentro dos consultórios. Na hora de se relacionar com seus pacientes, é importante que você pense justamente neles, e não no volume de consultas que você têm para atender. 

Pare e pense nas reais necessidades desse paciente e em como você gostaria de ser tratado se estivesse em seu lugar. Evite discursos generalistas e entenda as demandas do seu paciente, escutando-o com atenção e focando em seus problemas. 

Invista em confiança mútua 

Seja educado, cuidadoso e gentil. Afinal, a confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no relacionamento, tenha em mente que será preciso demonstrar o quanto ele é importante. 

Acompanhar de perto seu paciente e seus negócios tende a aumentar as chances de conquistá-lo. Lembre-se sempre dos detalhes quando for puxar assunto ou retomar alguma conversa. 

Faça com que seu paciente confie em você e não o deixe de lado quando a consulta terminar. Para fidelizar um paciente, é importante não esquecê-lo depois de algumas semanas e trabalhar no relacionamento diariamente. 

Saiba ouvir os feedbacks 

Para que um relacionamento tenha sucesso, é necessário ficar atento aos feedbacks. Esses são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. Mesmo que seja negativo, o feedback é essencial para que seu negócio cresça. 

Ao investir em um bom relacionamento com os pacientes, eles provavelmente confiarão em você e os feedbacks serão sinceros. Por isso, escute com atenção o que eles têm a dizer e não hesite em se desculpar, se for o caso. 

Faça a gestão desse relacionamento 

Por fim, faça a gestão do relacionamento. Isso significa usar a tecnologia para potencializar todas as experiências, habilidades e conhecimentos dos profissionais ao se relacionarem com seus pacientes. 

Alguns aplicativos disponíveis no mercado têm como objetivo focar nas iniciativas da empresa na hora de atender às necessidades de seus pacientes, fortalecendo o relacionamento com cada um deles. Assim, eles sabem que são ouvidos, que sua opinião é valorizada e que a empresa está buscando sempre melhorar a forma de atendê-los. 

Com esses aplicativos é possível, ainda, disponibilizar algumas receitas, planos alimentares e tirar dúvidas dos seus pacientes. Como grande parte das pessoas estão inseridas nesse mundo da tecnologia, vale a pena investir em um aplicativo para melhorar a experiência das pessoas que você atende.

Depois de entender por que é importante ter um relacionamento com o paciente e como fazê-lo, veja se suas estratégias têm essa visão. Principalmente para um nutricionista, é muito importante conquistar a confiança do paciente para que ele veja valor em seus serviços. 

E então, gostou do nosso post? Confira como fazer uma gestão do fluxo de pacientes e fique ainda mais por dentro desse assunto!