As redes sociais tomaram conta da vida e do comportamento online das pessoas. Com opções para todos os gostos, favorecem a interação e até mesmo a atuação de profissionais. Embora o Facebook seja a maior delas, o Instagram para negócios tem se destacado.

No final de 2017, a rede de fotos e vídeos já contabilizava 25 milhões de perfis empresariais. Por mês, são 800 milhões de usuários ativos50 milhões apenas no Brasil. Para os nutricionistas, investir nessa possibilidade é fundamental, pois é boa parte do público está na plataforma. Ao aproveitar as oportunidades, é possível aumentar a cartela de pacientes e fortalecer o serviço.

Então, veja como usar o Instagram para negócios e descubra como conquistar uma agenda lotada!

Como converter usuários em pacientes?

Para conseguir mais pacientes, é preciso, em primeiro lugar, atrair os usuários. Algumas ações de promoção utilizam os principais recursos da rede social e, ao final, oferecem melhores resultados.

Algumas ações são indispensáveis ao dar os primeiros passos para uma estratégia de sucesso. Conheça-as a seguir:

Use o perfil como fonte de informações confiáveis

A princípio, as redes sociais eram usadas apenas para relacionamento e entretenimento. Com o tempo, elas também se transformaram em ambientes para obter informação de vários tipos.

Para se posicionar de maneira diferente, vale a pena oferecer informações confiáveis e interessantes. Faça postagens com dados relevantes e que ajudem a educar o público. Assim, seu perfil será enxergado como uma autoridade no assunto.

Dê dicas práticas

Ao mesmo tempo, a atenção nas redes sociais é dividida entre milhares de publicações. Textos longos ou conteúdos pouco atraentes não gerarão impacto.

Em vez disso, pense em usar imagens com dicas práticas e posts rápidos e repletos de conhecimento. Trata-se de algo que aumenta a chance de as pessoas se engajarem com as publicações e se transformarem em pacientes em um futuro próximo.

Abuse do recurso stories

O Instagram stories é uma das possibilidades de uso mais populares da plataforma. Ele consiste na publicação de fotos e vídeos que são deletados após 24 horas ou que podem ser fixados no perfil. Por causa do caráter ágil e interativo, é um dos mais usados.

Para chamar a atenção dos usuários, não deixe de usar esse elemento a seu favor. Responder dúvidas pelos vídeos rápidos ou mostrar um pouco da rotina como nutricionista é um jeito de aproximar as pessoas.

Utilize localização e hashtags

Também é essencial pensar em ações que façam o seu perfil ser encontrado com maior facilidade. Nesse sentido, dois recursos são fundamentais: as hashtags e a localização.

Não se esqueça de adicionar, na barra de localização, o endereço exato do consultório, por exemplo. Nos stories, também é válido apontar a cidade ou o bairro. Assim, quando as pessoas forem procurar postagens do local, encontrarão seu perfil.

Já as hashtags servem como indexadores de conteúdo. Os termos reúnem todas as publicações sobre um mesmo tema e são muito utilizadas pelos usuários. Ao adicionar a hashtag #comidasaudavel, por exemplo, é possível atrair quem se interessa pelo assunto. Inclusive, há pesquisas que dizem que posts com ao menos uma hashtag têm 12,6% a mais de engajamento que aqueles sem nenhum.

Explique o serviço oferecido

Embora todas essas práticas sejam importantes, não se esqueça de que o propósito é atrair mais pacientes — e não apenas um volume maior de seguidores.

Então, é fundamental explicar qual é o serviço oferecido, de maneira prática e persuasiva. Eventualmente, apresente a clínica e as abordagens utilizadas. Na parte do perfil, preencha todos os dados, como endereço, telefone, e-mail e outras formas de contato e agendamento. Assim, a agenda será favorecida.

Quais são as melhores e mais relevantes práticas?

Além de executar essas ações para gerar maior atração, é muito importante conhecer as boas práticas para encantar e convencer os clientes.

Para ter sucesso na tarefa, algumas das melhores práticas são:

Seguir e interagir com profissionais do ramo

Ao marcar presença no perfil de profissionais concorrentes, você poderá atrair parte do público, conhecerá quais são as melhores estratégias e ainda fará networking.

Para não errar, escolha os profissionais de nutrição de maior destaque no seu ramo e siga-os no Instagram. Deixe comentários relevantes nas publicações e você verá que o seu perfil ganhará alcance.

Enviar mensagens aos novos seguidores

Apesar de a ideia ser usar o Instagram para negócios, a relação pessoal ainda é muito valorizada. Para encantá-los e estreitar o relacionamento, é recomendado enviar mensagens para os novos seguidores.

Agradeça o contato e aproveite para explicar o que o seu consultório faz e como é possível ajudá-lo. Assim, dá para gerar uma primeira impressão positiva.

Ter um espaço para tirar dúvidas

Muita gente tem questionamentos sobre alimentação, dietas e cuidados com a saúde. Há quem tenha dúvidas sobre o colágeno, enquanto outras pessoas têm interesse sobre o ômega 3 e assim por diante.

Para aumentar as chances de conquistar pacientes, abra um espaço para tirar dúvidas. Responda aos comentários e mensagens diretas e faça vídeos e publicações sobre os melhores questionamentos. Isso faz com que o público se sinta ouvido e valorizado e aumenta a sua autoridade.

Oferecer cursos e materiais gratuitos

Todo mundo gosta de coisas de graça, e é melhor ainda se o brinde vier na forma de informação útil e relevante. Então, considere criar cursos rápidos gratuitos e materiais específicos, como e-books e infográficos.

Ao oferecer esses materiais, você tira dúvidas, consolida-se como autoridade e ainda pode captar informações, como o e-mail dos seguidores, para manter um contato próximo.

Como aprender mais sobre o tema?

Assim como acontece com todas as redes sociais, o Instagram está sempre passando por mudanças. Para saber como usar os recursos da melhor maneira, é interessante se aprofundar nesse tipo de informação.

Entre os blogs, vale acompanhar publicações como o blog de Marketing da Resultados Digitais, o blog Marketing de Conteúdo e até o site do Sebrae. No YouTube, os canais da Hotmart e da Leadlovers trazem ótimas informações.

Aprofunde-se ainda mais fazendo cursos específicos sobre o tema. Entre as possibilidades, estão os oferecidos pela Udemy e pela Alura.

Usar o Instagram para negócios é uma forma de ampliar e fortalecer a sua agenda de pacientes. Acerte sempre não deixando de se manter atualizado, já que as mudanças nas políticas internas interferem no conteúdo que chama a atenção dos usuários!

Quer mais dicas sobre o tema? Então, veja como bombar o Instagram de nutricionista!