Muitas empresas enfrentam grandes dificuldades na hora de atrair e fidelizar seus pacientes. Por isso, é importante usar algumas técnicas e estratégias, além de saber segmentar os seus pacientes. As pessoas que buscam por atendimento nutricional podem ser dividas de acordo com o motivo que os levam a procurar, e como escolhem o profissional.

Confira abaixo a diferença entre as características de cada perfil, para que você possa segmentá-los melhor e entender o que eles esperam da sua atuação. Em seguida, dê uma olhada nas nossas dicas para atraí-los!

Entenda de onde vem e quem são seus pacientes

As pessoas buscam o profissional de nutrição para ajudar a organizar sua alimentação seja para prevenir ou tratar problemas de saúde, para perda de peso ou então para melhorar a estética e o desempenho esportivo.

Dessa forma, os serviços direcionados para esses pacientes vão desde avaliação física e diagnóstico nutricional individual até a elaboração de cardápios, dietas especiais e planos alimentares. Entretanto, o tempo da consulta limita a oferta desses serviços, sendo realizados de acordo com o perfil do paciente.

Alguns pacientes chegam ao nutricionista através de indicação de amigo ou parente, outros por redes socias, outros fazem parte de uma base importante para as clínicas, e chegam até o profissional por meio de firmas de convênios com planos e seguradoras de saúde.

Além disso, algumas academias e clínicas de estética oferecerem pacotes de serviços diferenciadas que incluem a consulta nutricional para seus membros, e empresas que investem em programas de saúde e bem-estar para seus funcionários.

Dicas de como atrair os pacientes de nutrição

Saiba qual a comunicação ideal para o seu público-alvo

A comunicação com seu público é muito importante, já que ele precisa entender o que você está falando para colocar em prática. Um idoso, por exemplo, não aceita a linguagem usada para um adolescente.

Entender seu público-alvo é, também, uma forma de saber a comunicação ideal ao dirigir-se a ele. Além do linguajar, também é preciso estar atento aos canais de comunicação: nem todos os pacientes têm WhatsApp ou smartphone para que você possa entrar em contato por aplicativos.

Conheça os seus concorrentes e entenda o que eles oferecem

Procure saber quais serviços seus concorrentes oferecem e quais diferenciais eles apresentam no mercado. É muito importante que você se destaque dos demais, afinal, ser diferente é algo que atrai pacientes.

Além disso, é importante ficar por dentro das estratégias e técnicas que o mercado está colocando em prática, para fazer uma comparação e averiguar se está na hora de mudar a abordagem que você utiliza.

Tenha estratégias de mercado e use a tecnologia a seu favor

Utilizar softwares especializados é uma maneira de conseguir dar uma qualidade maior ao seu atendimento, já que é possível analisar cada processo e perfil do seu paciente de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

Invista em um sistema completo de atendimento clínico, com diversas ferramentas que te possibilitem fazer dietas, avaliações físicas, envio de e-mails e receitas — tudo na mesma plataforma. Um sistema responsivo e que venha com uma versão mobile é uma boa dica, já que torna mais fácil o contato com seu paciente.

Trabalhe com o intuito de encantar as pessoas

Um paciente satisfeito e feliz é tudo o que uma empresa busca. Isso, porém, exige oferecer um bom atendimento sempre, para que, no final da consulta, o seu paciente entre no estágio que chamamos, no Marketing, de “encantamento”.

Com isso, você terá um paciente que fala bem dos seus serviços para outras pessoas e até pode indicá-los para amigos e familiares. No mais, esse tipo de paciente também pode fazer propagandas da sua clínica on-line, formando uma boa reputação para sua empresa.

Agora que você entendeu como segmentar seus pacientes de nutrição e quais estratégias deve usar para atraí-los, insira nossas dicas dentro do seu consultório para garantir bons resultados não somente para chamar a atenção de seus pacientes, mas também na hora de fidelizá-los. Um atendimento de qualidade e bons diferenciais são as chaves para conquistar cada vez mais pacientes de nutrição.

E aí, gostou do nosso post? Confira os benefícios do uso de tecnologias para nutricionistas e fique por dentro do assunto!