Está cada vez mais difícil fidelizar um cliente, independente do segmento do mercado, principalmente, quando seu principal concorrente pode ser o Google. Com essa competição, às vezes não conseguimos melhorar nosso fluxo de pacientes.

É exatamente por esse motivo que os profissionais devem apostar na gestão do cliente para fidelizá-los e aumentar o fluxo de paciente. Para ajudar você nessa etapa, criamos uma lista com 4 dicas de como você pode aplicar uma boa gestão do fluxo de pacientes em sua clínica. 

 

1. Invista na ambientação 

O primeiro passo para conseguir um maior número de pacientes é fazer com que as pessoas se sintam à vontade quando estão em seu consultório. Por isso, dar uma atenção especial para a ambientação do local pode ser algo a se pensar. 

 

O ambiente deverá refletir a proposta da empresa e dispor da identidade visual do seu negócio. Pesquisas mostram que um simples “olá” ou a cor da parede já o suficiente para as pessoas construírem suas primeiras opiniões. Capriche na sala com ar-condicionado, jornais, cafezinho, água gelada, entre outros itens, já que esse será o local onde seus pacientes podem passar boa parte do tempo da consulta. 

 

2. Capacite seus colaboradores 

É importante que sua esquipe esteja alinhada aos seus objetivos, e capacitá-los é um passo indispensável para aqueles que buscam uma boa gestão de clientes. Realize reuniões periódicas para reforçar os valores, a missão e expectativa da empresa em relação aos seus colaboradores. 

 

Sempre que for possível, invista em treinamentos e cursos para que a equipe possa se aprimorar e executar suas funções com mais competência e sabedoria. 

 

3. Ofereça um bom atendimento 

Com certeza essa é uma das estratégias mais importantes para aumentar o fluxo de paciente. Atender bem o seu cliente permitirá que a sua clínica seja mais recomendada. Embora a formação de um profissional da área da saúde seja bastante técnica e demande muita responsabilidade, é preciso pensar em seu cliente e deixar seu lado humano aflorar. 

 

É importante lembrar-se de que o paciente, na maioria das vezes, apresenta medos tanto dos tratamentos quanto dos diagnósticos, e cabe a você e a sua equipe transmitirem segurança. Esteja sempre disposto a ouvir, explicar e demonstrar paciência e interesse no que ele tem a dizer. Nunca atenda seus pacientes com pressa. 

 

4. Seja pontual com os pacientes

De nada adianta ter uma agenda lotada e organizada se você chega atrasado e deixa seus pacientes esperando durante horas. Investir na pontualidade do atendimento é uma atitude que demonstra respeito e aumenta o seu sucesso com os pacientes.

 

Ninguém gosta de esperar muito além da hora marcada para a consulta, e perder o horário sem uma boa razão fará com que eles percam a confiabilidade em seus serviços. 

 

Depois de ver nossas dicas sobre como aumentar o fluxo de paciente, o que acha de começar a implementá-las em sua clínica hoje mesmo? Lembre-se sempre de que a opinião do seu paciente é muito importante tanto para fidelizá-lo quanto para a reputação do seu negócio.